segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atletas da ACERGS trazem ouro do Parapan de Guadalajara para o Rio Grande do Sul


Neste final de semana os paratletas Alexsander Celente (goalball) e Giovanna Pilla (judô) venceram em suas categorias


Na última sexta-feira (18 de novembro), a gaúcha Giovanna Pilla foi a responsável por conquistar a primeira medalha dourada do Brasil no judô, na categoria +70 kg, em Guadalajara. O caminho do ouro contou com duas vitórias por ippon, sobre a americana Katie Davies e a compatriota Deanne Silva, que terminou com o bronze.

"Eu acreditava no ouro e fico muito feliz, muito emocionada de poder levar esta medalha para casa", disse a estreante em Jogos Parapan-Americanos Giovana Pilla, atleta da ACERGS (Associação de Cegos do Rio Grande do Sul), que contou com a torcida do pai, presente ao ginásio.

E Alexsander Celente, jogador da Seleção masculina de goalball, levou o ouro e garantiu vaga nas Paraolimpíadas de Londres 2012. Foram polêmicas e reclamações durante toda a partida. Mas mesmo perdendo dois pênaltis e se queixando de outros tantos não marcados, a seleção brasileira masculina de goalball superou os Estados Unidos, sagrou-se campeã dos Jogos Parapan-Americanos. Com 5 a 3 no placar, o time verde e amarelo encerrou a campanha em Guadalajara de forma invicta e no topo do pódio.

Jogo marcado por polêmicas
O Brasil abriu o placar com menos de um minuto de jogo, em pênalti marcado por Romário. Dois minutos depois, Alexsander ampliou. Os americanos solicitaram tempo técnico e, após a pausa, empataram a partida com dois gols relâmpagos. O treinador brasileiro, Alessandro Tosim, parou o jogo para que os atletas recuperassem o rumo. A bronca deu certo, e Alexsander marcou mais dois.

Os EUA diminuiram a diferença para apenas um gol, e a comissão técnica verde e amarela foi à loucura no banco de reservas pedindo um pênalti atrás do outro. Quando os árbitros resolveram marcar a infração, Romário e depois Alexsander pararam nas defesas Tyler Merren. A 18 segundos do fim, porém, Romário conseguiu ultrapassar a barreira e confirmou a vitória por 5 a 3.

O goalball é o único esporte criado exclusivamente para deficientes visuais: Em 1946, o austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle inventaram a atividade para ajudar na reabilitação de veteranos da Segunda guerra Mundial. Participam da partida atletas cegos de diversos graus, que fazem arremessos rasteiros em direção ao gol adversário com o objetivo de balançar as redes. Todos os atletas são arremessadores e defensores.


 


Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs

Caso não queira receber mais nossos e-mails, responda esta mensagem com o assunto REMOVER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário