quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sentindo a Brisa do ar

Sentindo a Brisa do Mar

Projeto da Faders oferece bicicleta a deficientes visuais em Capão da Canoa


Por meio do projeto piloto Sentindo a Brisa do Mar, o Governo do Estado passa a oferecer uma bicicleta especial que permite que deficientes visuais sejam caronas, mas também possam se exercitar pedalando e treinando o equilíbrio no equipamento. Lançado na Casa do Governo em Capão da Canoa, nesta quinta-feira (7), o projeto faz parte do programa estadual Verão numa Boa.

O programa foi implantado a partir de uma parceria da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), e a Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) de Porto Alegre, que doou a bicicleta. A meta do programa é promover a inclusão social de pessoas com deficiência na praia.

A secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Celeste, lembrou que 2,5 milhões de pessoas com deficiência vivem no RS e precisam de políticas públicas de inclusão. "Temos que dar visibilidade a essas pessoas. É uma maravilha poder construir um projeto como o povo nos diz que tem que ser". O projeto foi desenvolvido a partir da sugestão de uma deficiente visual.

A presidente da Faders, Marli Conzatti, agradeceu a sugestão de Marilena Assis, que reivindicou o equipamento à fundação. "Temos trabalhado para a construção de uma nova cultura de Direitos Humanos, para que esses direitos estejam presentes na vida dessas pessoas e que elas sejam sujeitos ativos da sua própria história. Esse projeto provocará sensações de alegria e prazer em um contexto de igualdade social para essas pessoas".

Bicicleta
Idealizadora do projeto, Marilena Assis foi a primeira pessoa a andar na bicicleta. A professora era só sorrisos ao descer do equipamento. "É fantástico, maravilhoso. No carro ou a pé a gente se sente preso ou com cinto de segurança ou com a bengala ou com cão guia. Na bicicleta, a gente sente a velocidade, o vento parece que te abraça. É algo comum para qualquer pessoa, menos para nós, deficientes visuais. Antes de perder a visão eu já tinha andado e visto como era bom. Mas e as crianças que nunca tiveram a oportunidade de andar? Isso é mágico".


A bicicleta ficará disponível na Casa do Governo em Capão da Canoa de sexta-feira a domingo, pela manhã e à tarde, junto com as cadeiras anfíbias para as pessoas com deficiência entrarem no mar com segurança. As cinco cadeiras foram lançadas em dezembro do ano passado. Para usar os dois equipamentos os veranistas terão ajuda de salva vidas e funcionários da Faders.

Quando acabar a temporada de verão, a bicicleta será disponibilizada para instituições que trabalham com deficientes visuais para que eles também possam desfrutar do equipamento.

Texto: Priscila Abrantes
Edição: Redação Secom

 


http://www.faders.rs.gov.br/portal/index.php?id=noticias&cod=3280

 

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

FADERS - Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br - Todos os direitos reservados.

                 

Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Atendimento ao público: Rua Gen. Andrade Neves 159 – 11° andar - salas 111,112 e 113

Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs

Caso não queira receber mais nossos e-mails, responda esta mensagem com o assunto REMOVER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário