segunda-feira, 26 de março de 2012

Exposição PARA TODOS - Movimento Político das Pessoas Com Deficiência - Usina do Gasômetro - Até dia 08/04/2012

EXPOSIÇÃO PARA TODOS - Movimento Político das Pessoas Com Deficiência

USINA DO GASÔMETRO - Até dia 08 de Abril de 2012 -  De terças-feiras a domingos - 10 às 18 Horas

Com a proposta de apresentar para o público a história, de maneira acessível, inclusiva. Não apenas no seu conteúdo, mas na sua forma, que deve ser pautada pela interatividade para que a comunicação proposta seja ampla e democrática, permitindo que o visitante, seja qual for sua condição social, física ou intelectual interaja dentro deste espaço; foi inaugurada, na última sexta-feira (09/03), na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a exposição ? Para Todos ? O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil?.

A abertura contou com a presença da ministra da Secretariaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, outras autoridades e representantes de entidades representativas do movimento das pessoas com deficiência. A mostra é promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), com o apoio da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul).

Além de apresentar registros históricos, gráficos e iconográficos, tem como objetivo garantir a acessibilidade, considerando este um conceito que tem por premissa, não apenas permitir a participação ativa de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, como também garantir que produtos, serviços e informação sejam de tal forma elaborados, produzidos e curiosidades, idéias e avanços foi o fio condutor desta ação.

O espaço da exposição está organizado de tal forma que contemple demandas de diferentes públicos. Sua base ? painéis/objetos/ expostos em suporte acrílico foi projetada considerando a itinerância da mesma. Foi desenvolvida uma proposta arquitetônica específica que levou em consideração a necessidade de expor o conteúdo para pessoas com ou sem necessidades específicas (Pessoas com deficiência visual, física e mobilidade reduzida, surdas e com deficiência auditiva). Tem ainda o serviço de receptivo capacitado para atender os diferentes públicos esperados.

A exposição conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Fundação SM, e tem como objetivo apresentar, com total acessibilidade, a história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência ao longo dos anos. De forma lúdica e educativa, pretende-se mostrar como este segmento se organizou e saiu do anonimato, conquistando espaços e direitos.

Voltada para diversos públicos, a exposição integra um conjunto amplo de ações desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência para garantir a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Além de Porto Alegre, a exposição também será exibida em mais oito cidades: São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.

A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topim. A mostra fica em Porto Alegre até o dia 8 de abril e vai visitar mais nove cidades nos próximos meses: São Paulo, Florianópolis, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.

Fonte: ACOM Faders
 
--

Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs

Caso não queira receber mais nossos e-mails, responda esta mensagem com o assunto REMOVER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário