quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Treinamento no Tribunal de Justiça RS


Prezados associados / colaboradores,

Encaminhamos a matéria publicada no informativo do TJRS sobre treinamento à equipe de segurança, ministrado pela associada da ACERGS,
Cristina Mazuhy, servidora do TJRS e Coordenadora do Programa de Acessibilidade, Inclusão e apoio aos servidores com deficiência.

Descrição da foto da Imprensa TJRS

Cristina, Coordenadora do Programa de Acessibilidade e inclusão do TJRS, conduzindo o colega da segurança que está vendado e todos utilizando bengalas da ACERGS no topo da escada principal, identificando o piso tátil sinalizador. São seguidos por outras duplas de colegas vendados acompanhados de  seus condutores, que ao concluirem o percurso, trocarão de "papel" e passarão à condição inversa. Além de subir e descer escadas, foram treinados desde a primeira abordagem, passar em treixos estreitos. entrar e sair de veículos, elevadores, acompanhamentos em reuniões, restaurantes e rotinas das pessoas cegas. Foram 3h teóricas, abordando Convenção da ONU e a Recomendação n27 CNJ, e teoria das rotinas de deficientes físicos, auditivos, intelectuais e visuais, contando a 4ª hora totalmente prática no saguão do TJ. Ao final do treinamento de cada turma foi apresentado vídeo com áudiodescrição.

 

Treinamento: integrantes da Equipe de Segurança do TJ receberam Treinamento em abordagem, condução e acompanhamento de pessoas com deficiência, com ênfase na pessoa cega. Divididos em seis turmas, cerca de 50 pessoas participaram do curso, que ocorreu nas dependências do TJRS. Do total de quatro horas aula ministradas pela servidora Cristina Mazuhy, Coordenadora do Programa de Acessibilidade, Inclusão e Apoio ao Servidor com Deficiência, uma hora foi destinada a treinamento prático. Os participantes simularam a abordagem e condução das pessoas cegas, desempenhando primeiramente o  papel da pessoa com deficiência - tendo a experiência de subir escadas ou passar por locais estreitos sem o auxílio da visão, por exemplo - e, após, na condição de condutor dessa pessoa. Cristina Mazuhy destaca que, desde o término do curso, já foram recebidos ao menos três retornos dos seguranças que puderam utilizar o conhecimento recebido em situações reais, possibilitando melhor atender ao público com deficiência que vemao Tribunal. A realização do treinamento é uma iniciativa do Programa Qualidade de Vida no Trabalho em parceria o Departamento Médico Judiciário e do Programa de Acessibilidade.

                 

Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul

Atendimento ao público: Rua Gen. Andrade Neves 159 – 11° andar - salas 111,112 e 113

Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs


Caso não queira receber mais nossos e-mails, responda esta mensagem com o assunto REMOVER.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário