sábado, 22 de setembro de 2012

Divulgação de Chapa para ACERGS

 

 

Prezados Associados da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul

 

Vimos, pelo presente, apresentar-lhes a candidatura de chapa para o Conselho Administrativo da ACERGS, triênio 2013 2015.

 

Para Presidente: Moisés Bauer Luiz;

1º Vice-Presidente: Roberto Luiz Veiga Oliveira;

2º Vice-Presidente: Altair Paulo Welter;

Tesoureiro:José Luiz Galvão;

Suplente de Tesoureiro: Alexsander Maciel Celente;

Secretária-Geral: Bianka da Silva Rauber;

Suplente da Secretaria-Geral: Altair Fagundes de Oliveira;

 

A presente chapa candidata-se com o intuito de dar continuidade às mudanças e ao crescimento institucional da ACERGS.

Metade do Conselho Administrativo da ACERGS que conclui seu mandato em dezembro de 2012 está compondo este grupo que pretende seguir com o progresso da nossa Associação.

Na última década, a ACERGS apresentou  um significativo crescimento institucional, fortalecendo sua incidência política e ampliando seus serviços prestados às pessoas com deficiência visual e à sociedade gaúcha.

Partimos de um modelo predominantemente assistencialista para um modelo protagonista.

Partimos de um modelo de administração amadora para um modelo cada vez mais profissional de gestão.

Os dirigentes da ACERGS passaram a ocupar espaços políticos importantíssimos para a visibilidade de nossa Associação e para a conquistas político-institucionais.

 

O atual Presidente da ACERGS, que se dispõe a continuarnum próximo mandato frente ao Conselho Administrativo, ocupou importantes espaços de incidência política, tendo sido eleito para os cargos de Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, e de Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, também em Brasília.   

 

Já o atual Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio da ACERGS, Roberto Luiz Veiga Oliveira, que se dispõe a continuar mais um mandato no Conselho Administrativo como 1º Vice-Presidente, além de já ter sido Presidente da ACERGS no mandato anterior, foi eleito nos últimos dois anos Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Presidente da Federação Riograndense das Entidades de e para Cegos.

 

Altair Paulo Welter, que se dispõe a estar no Conselho Administrativo da ACERGS como 2º Vice-Presidente, é o atual Presidente do Conselho Deliberativo da ACERGS, já tendo sido por dois mandatos, de 2003 a 2006, Presidente da ACERGS, período em que as mais significativas mudanças institucionais de nossa Associação se iniciaram.

 

José Luiz Galvão é um jovem, acadêmico de direito, atual Secretário do Conselho Deliberativo e se dispõe a integrar o Conselho Administrativo da ACERGS no cargo de Tesoureiro.

 

Alexsander Maciel Celente é o atual Secretário da ACERGS, atleta paralímpico de Gol Bol, medalhista de prata na paralimpíada de Londres, Servidor do Banco Regional de Desenvolvimento, está se dispondo a seguir no Conselho Administrativo  no cargo de Suplente da Tesouraria.

 

Bianka da Silva Rauber é uma jovem de 22 anos de idade, recém graduada e laureada, no curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, filha de Bruno Rauber, histórico Conselheiro da ACERGS, que segue os passos do pai, demonstrando nítido perfio de liderança e de incidência política, está se dispondo a integrar o Conselho Administrativo no cargo de Secretária-Geral.

 

Por fim, Altair Fagundes de Oliveira, Servidor Público Municipal, grande conhecedor de tecnologias assistivas e com perceptível consciência política, está se dispondo a integrar o Conselho Administrativo da ACERGS no cargo de Suplente da Secretaria-Geral.

 

Como podem observar, a presente chapa é composta de experientes dirigentes e de importante renovação, pois nossa maior preocupação é com a contimuidade do crescimento político e institucional da ACERGS.

 

Nos últimos anos implementamos novos projetos e serviços em nossa Associação, porém outros tantos estão recém em fase inicial de sua implementação, por exemplo o centro de reabilitação e qualificação profissional, que funcionará no novo imóvel da Associação, situado na Rua Vigário José Inácio nº 433, no Centro de Porto Alegre, o qual acreditamos que no máximo em janeiro do próximo ano deva estar em pleno funcionamento.

Acreditamos, ainda, na ampliação dos projetos do Centro de Produção de Livros Acessíveis, da Degravação e do serviço de Empregabilidade.

Tivemos, também, recentemente aprovado um importantíssimo projeto pelo Ministério do Esporte, com o qual poderemos captar recursos para o desporto da ACERGS com base na lei de insentivo ao esporte.

 

Com o intuito de ilustrar nossas conquistas e nossos avanços, apresentaremos a seguir o relatório de atividades da ACERGS referente ao ano de 2011.

Para encerrar, queremos dizer que temos certeza que tudo o que já concretizamos, por mais significativo que seja, ainda não é o suficiente para as pessoas com deficiência visual que procuram a ACERGS em busca de auxílio ou de novas oportunidades, por isso que pedimos mais uma vez a sua confiança e seu apoio para seguirmos com um trabalho que já demonstrou estar no rumo certo.

Gratos pela atenção,

 

Moisés Bauer Luiz,

Roberto Luiz Veiga Oliveira,

Altair Paulo Welter,

José Luiz Galvão,

Alexsander Maciel Celente,

Bianka da Silva Rauber,

Altair Fagundes de Oliveira.   

 

ASSOCIAÇÃO DE CEGOS DO RIO GRANDE DO SUL – ACERGS

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ANO DE 2011

 

Departamento de Acesso à informação

Este Departamento possui dois serviços principais, o Centro de Produção de Livros Acessíveis e a Audioteca.

  O Centro de Produção de livros em formatos acessíveis tem o objetivo de ampliar o número de obras em formatos acessíveis. Para tanto, conta com seis funcionários (Uma coordenadora, um líder de produção, dois editores “digital” e duas editoras “Braille”) e equipamentos específicos para a produção de material nos seguintes formatos: Braille, Voz sintetizada/MP3 e DAISY.

No ano de 2011, o Centro de Produção de Livros Acessíveis da ACERGS produziu nove mil páginas nos formatos Daisy e áudio MP3, transcreveu 2.800 páginas Braille e imprimiu neste formato dezessete mil páginas.

A audioteca da ACERGS possui 984 títulos em seu acervo, sendo 460 títulos no formato Braille, 432 no formato áudio, e 36 filmes com audiodescrição, todos a disposição dos Associados e usuários cadastrados para empréstimo.

No ano de 2011 a audioteca da ACERGS prestou setecentos e vinte atendimento a Associados e usuários. .

 

 

Departamento: Pedagógico

Este Departamento funcionou no ano de 2011 com a atuação de quatro profissionais, sendo uma Psicopedagoga, uma Psicóloga, uma instrutora de Braille e um instrutor de informática.

Os serviços prestados por este Departamento foram os seguintes: Orientação e Mobilidade, Atendimento Psicológico, oficina de Braille e oficina de informática especializada para cegos.

O objetivo deste departamento é propiciar autonomia e independência para as pessoas com deficiência visual. Neste sentido, são oferecidos atendimentos psicológicos e de orientação e mobilidade, os quais são executados por uma psicóloga e uma pedagoga, respectivamente, as quais, no ano de 2011, atenderam trinta e três pessoas, prestando-lhes no total quinhentos e cinqüenta e quatro atendimentos.

A oficina de Braille atendeu no ano de 2011 vinte e duas pessoas, prestando-lhes mil cento e oitenta e oito atendimentos ao longo de todo o ano.

Já a oficina de informática para cegos atendeu, no ano de 2011, trinta e duas pessoas cegas, prestando-lhes um total de oitocentos e sessenta e quatro atendimentos.

 

 

 

 

Departamento de Inclusão Profissional

Este Departamento desenvolveu ações que visaram à qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho das pessoas com deficiência visual e sensibilização das empresas. 

Foram disponibilizadas: duas vagas por turma nos cursos oferecidos pela Unidade Operacional do SENAI; instrutor de Informática pelo SENAI (objetivando a realização da Oficina); 3 bolsas de estudo a pessoas com deficiência visual no curso Técnico em Informática - Convênio SENAI;  2 bolsas de estudo em curso superior – Uma em Bacharelado em Ciências Jurídicas e outra em Bacharelado em Educação Física em convênio com o Centro Universitário Metodista IPA.

              Foram divulgadas também 240 oportunidades de emprego para PcD, além de  48 editais de concursos públicos nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

               Um total de 120 currículos foram encaminhados para vagas de emprego.

              Houve também uma reunião técnica com a empresa ABS Brasil.

 

Departamento Sociocultural

                Este Departamento desenvolveu ações que tiveram como público alvo pessoas com deficiência visual, funcionários da ACERGS, colaboradores e comunidade em geral.

No ano de 2011 realizaram-se as seguintes atividades:   

 Excursão para a Fazenda do Tio Pedro em Gravataí-RS em 20 de março: presença de 53 pessoas;

 Festa do Trabalhador em 01 de maio: presença de 130 pessoas;

Concurso de Miss DV RS em 07 de junho: presença de 250 pessoas;

                Concurso de Miss DV Brasil em 23 de julho: evento realizado em Natal-RN, pela ADEVIRN, a ACERGS fez-se representar por sua candidata, a Miss DV RS 2011, a senhorita Giselle Guimarães Hübbe e pelo presidente da Entidade, o Sr. Moises Bauer Luiz. A senhorita Giselle Guimarães Hübbe foi à grande vencedora, conquistando o posto de Miss DV Brasil;

             Sessão de Cinema com audiodescrição - filme Orquestra Dos Meninos em 18 de outubro: presença de 68 pessoas;

             II Amostra de música com pessoas que possuem deficiência visual em 21 de outubro: presença de 80 pessoas;

 Sarau poético Palavra Guia em 19 de outubro: presença de 82 pessoas;

                 Missa em Ação de Graças pela passagem dos 44 anos de fundação da ACERGS em 20 de outubro: presença de 300 pessoas;

                Passeio Turístico - Linha Turismo Roteiro Zona Sul - Caminhos Rurais em 20 de outubro: presença de 40 pessoas;

              Festa de Aniversário da ACERGS (44 anos) em 23 de outubro: presença de 208 pessoas;

III Mostra de Cinema Além da Imagem que exibiu 11 filmes curta metragem com duração de 01 minuto e de um longa-metragem com duração de 69 minutos em 29 de novembro: presença de 30 pessoas;

Passeio pelo Guaíba - Barco Cisne Branco em 03 de dezembro: presença de 35 pessoas;

Festa de Natal ACERGS em 10 de dezembro: presença de 220 pessoas;

 

 

 

Departamento de Serviço Social

Este Departamento conta com o trabalho de uma Assistente Social, a qual presta seus serviços supervisionando um grupo de geração de renda denominado Grupo Luz e realiza atendimentos a pessoas com deficiência visual e seus familiares, buscando soluções para as dificuldades que a deficiência visual acrescida de outros fatores sociais apresenta a essas pessoas.

O Grupo Luz é composto de oito mulheres, com e sem deficiência visual, as quais se reúnem semanalmente, sob a supervisão da Assistente Social da ACERGS, na sede social situada na Rua Monte Cristo nº 450, Bairro Vila Nova, em Porto Alegre. Essas mulheres desenvolvem oficinas de artesanato, corte, costura, pinturas, entre outras, as quais resultam em produtos que são comercializados em feiras e exposições, gerando renda a essas pessoas.

No ano de 2011, o Grupo Luz reuniu-se quarenta e oito vezes e participou de quatro exposições, onde comercializou seus produtos.

A Assistente Social prestou mil e cinqüenta e seis atendimentos na Sede Administrativa da ACERGS, situada na Rua General Andrade Neves nº 100, 5º andar, Centro de Porto Alegre, sendo que entre outros encaminhamentos, estes atendimentos resultaram em doações de cinqüenta e oito bengalas longas, quarenta e oito sextas básicas, dez kits de material escolar, dois computadores semi novos, bem como agendou noventa e seis consultas odontológicas com Dentistas parceiros da ACERGS, e cento e quarenta e quatro consultas com Médicos Oftalmologistas parceiros da ACERGS. 

 

 

Departamento de Finanças e Patrimônio

O Departamento de Finanças e Patrimônio tem suas atividades diário tais como: Contas a Pagar, Lançamento do Caixa Diário, Venda de Produtos Tiflológicos, Contratos de Locação do Salão da Sede Social, Atendimento Geral ao Público, Assessoria em Eventos  Realizados pela ACERGS, Controle das Contas Bancárias e Fechamento Mensal para Remessa ao Contador, Contato com os Bancos, Fornecedores, Controle Manutenção da Sede Social, Convênios Diversos, Locação do Pátio Sede Social Para Expresso Belém e assuntos pertinentes ao Setor. Prestou assessoria na estruturação do Centro de Reabilitação, Qualificação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência Visual.

No ano de 2011 foram expedidas: 98 notas fiscais de serviço, 36 notas fiscais de vendas e 108 ordens de serviços para o Correio. Além da entrega de 108 recibos.

No ano de 2011 foram firmados setenta e dois contratos de locações do Salão de Festas da Sede Social da ACERGS, sendo cinqüenta e cinco com particulares e dezessete com Associados da ACERGS.

No ano de 2011 foram vendidos quatrocentos e cinqüenta produtos tiflológicos e expedidas aproximadamente dez mil e quinhentas cartas contendo boletos bancários pedindo doações a pessoas físicas.

Por fim, durante todo o ano de 2011, o Departamento de Finanças e Patrimônio realizou mil e trezentos e vinte atendimentos.

 

 

 

 

 

Departamento: Captação de Recursos

               O Departamento de Captação de recursos foi implementado na ACERGS em setembro de 2011 com o objetivo de assegurar novos recursos para a manutenção de serviços da instituição, aperfeiçoar os recursos existentes, conquistar parcerias e encontrar fontes alternativas de recursos financeiros, sendo que para tanto, o departamento conta com uma funcionária.

              O departamento teve um total de sete projetos enviados a órgão de fomento e instituições. Destes, quatro foram direcionados ao departamento de esporte (um aprovado e três em andamento), um para o departamento de acesso à informação (o projeto foi classificado, mas não selecionado), um ao programa de orientação e mobilidade (indeferido), e por fim, um ao departamento de empregabilidade - Centro de Reabilitação, Qualificação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência Visual (aprovado).

                 Outros dados: Foram duas diligências atendidas (MINC e MIN. Esporte), três propostas de parcerias institucionais (uma deferida, uma indeferida e uma em andamento) enviadas e mais de vinte participações em reuniões e eventos direcionados ao departamento.

 

 

                Departamento de Comunicação Social
                O Departamento de Comunicação Social da ACERGS é composto por uma colaboradora, a qual presta seus serviços por meio de consultoria e assessoria de imprensa, a partir de contrato celebrado entre a ACERGS e a Maestra, sendo que no ano de 2011 este Departamento conseguiu inserir matérias envolvendo o trabalho e o nome da ACERGS nos seguintes veículos de comunicação e com a seguinte freqüência: 
                  Imprensa escrita com trinta e oito publicações; 
                  Programas de rádio com quatorze intervenções; 
                  E programas de TV com dezenove aparições. 

 

 

Departamento de Esportes

  Participamos de Campeonatos Regionais e Nacionais nas modalidades abaixo:

Equipe de Futsal: A equipe é composta por 13 membros e realizou 96 treinos ao longo do ano no instituto Santa Luzia e no IPUC. Participou da Regional Sul classificando-se em 4° lugar e da Copa Brasil Serie A classificando-se em 12° lugar.

Equipe de Goaball: A equipe é composta por 9 membros e realizou 96 treinos ao longo do ano no instituto Santa Luzia. Participou da Regional Sul classificando-se em 5° lugar.

Equipe de Judô: A equipe é composta por 13 membros e realizou treinos diários no instituto Superação, ESEF-UFRGS e Caju – Canoas. Participou do Grand Prix de Judô para Cegos da Infraero classificando-se em 13° lugar na 1° etapa e em 7° lugar na 2° etapa. Conquistou 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze.

A judoca Giovana Pilla participou dos Jogos Mundiais de Anthalya (Turquia) – medalha de bronze e no Parapan de Guadalajara (México) – medalha de ouro

Equipe de Atletismo: A equipe é composta por 8 membros e realizou treinos diários na Instituição ULBRA, na cidade de Pelotas e no Cet. Participaram do Regional Sul de Atletismo e do Circuito Loterias Caixa. O atleta Claudio                Luis Flores recebeu medalha de prata nas Paraolimpíadas Regionais e ouro no Sul Americano Master.

Equipe de Xadrez: A equipe é composta por 2 atletas o treino ocorria aos sábados pela manhã na associação. Participaram das etapas classificatórias de torneios da ABXDV.

 

Departamento de Degravação

O Centro de Degravação contou com uma equipe de oito degravadores e uma coordenadora, realizando a prestação de serviço de degravação de acordo com convênio estabelecido com a Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Sul, atendendo 37 varas em todo estado e 7 outras localidades do país, vindos através de carta precatória. 

No ano de 2011, o Departamento de Degravação da ACERGS degravou 629 horas, 33 minutos e 29 segundos, efetivando um aumento de produção equivalente a 38% em relação ao ano de 2010.

No ano de 2011, o Centro de Degravação da ACERGS foi vencedor do Prêmio Innovare, que destaca práticas que auxiliam no melhor desempenho da Justiça Federal, com o tema Justiça e Inclusão Social, na categoria Juiz Individual.

 

 

Outros serviços prestados pela ACERGS

No seu Setor de Atendimento, a ACERGS atendeu no ano de 2011, mais de duas mil pessoas, as quais buscaram informações e serviços de que necessitavam.

A ACERGS, além dos serviços já mencionados, presta o serviço de encaminhamento e entrega das Carteiras de Passe Livre para o transporte coletivo de Porto Alegre junto à EPTC e de transporte coletivo intermunicipal junto à FADERS.

No ano de 2011, foram encaminhadas e procedidas as entregas de quinhentos e noventa e nove carteiras expedidas pela EPTC, mais quinhentas e quarenta carteiras expedidas pela FADERS.

O Setor de Atendimento da ACERGS prestou, também, no ano de 2011, aproximadamente quinze mil atendimentos de informações realizadas a partir de contatos telefônicos originados por Associados, usuários e outros interessados.

 

 

Porto Alegre, 21 de abril de 2012.

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