sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre orienta pacientes sobre o Projeto Glaucoma

Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre orienta pacientes sobre o Projeto Glaucoma

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre iniciou no dia 03 de agosto o atendimento aos pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no novo Ambulatório de Oftalmologia do Hospital no Centro de Saúde IAPI. Além dos exames e consultas, o Ambulatório implantou o Projeto Glaucoma, que consiste na distribuição de medicamentos para tratamento da doença.

O acesso ao projeto se dá por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região do paciente, que após será encaminhado para o Ambulatório por intermédio da Central de Regulação e Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta Central orienta os pacientes a não se dirigirem diretamente ao Ambulatório. Mas é importante esclarecer que os medicamentos são entregues após uma série de exames e uma avaliação criteriosa em cada paciente realizada nas dependências do Hospital ou no Ambulatório do IAPI.

A intenção do Hospital com este projeto é direcionar mensalmente três linhas de medicamentos para diferentes estágios do Glaucoma, classificado como iniciante, intermediário e avançado. O Hospital Banco de Olhos estima atender ao redor de 500 pacientes até o final do ano com este projeto e espera tornar-se um centro de referência no tratamento e acompanhamento da doença no estado do Rio Grande do Sul. Através da orientação e distribuição dos medicamentos aos pacientes, a projeção é aumentar em 30% os resultados obtidos com os tratamentos medicamentosos a esta doença e reduzir o número de cegueiras irreversíveis causadas pelo tratamento descontínuo. O Glaucoma representa a terceira causa de cegueira no Brasil.

Maiores informações, acesse: http://www.hospitalbancodeolhos.org.br



Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs


Nenhum comentário:

Postar um comentário