segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Primeiro curso de audiodescrição da USP - Universidade de São Paulo

Introdução à Formação de Audiodescritores

DADOS DO CURSO
Natureza do curso: Difusão
Público Alvo: Alunos, professores e profissionais das áreas de Letras,
Tradução, Jornalismo, Cinema, Artes Cênicas, Dança, Educação, e demais interessados.

Pré-Requisito: É necessário ótimo nível de português e o mínimo de conhecimento sobre a linguagem audiovisual.

Objetivo: O principal objetivo do curso introdutório à formação de audiodescritores é fornecer conhecimento teórico e prático sobre a audiodescrição, definida dentro dos Estudos de Tradução como um modo de tradução audiovisual intersemiótica que se caracteriza pela descrição em áudio # ao vivo, simultânea ou pré-gravada - das imagens de um produto audiovisual (ex. filme de cinema, programa de tv ou peça teatral) entre as falas originais do produto, com vistas a proporcionar o completo acesso de pessoas com qualquer tipo ou grau de deficiência visual ou cognitiva ao produto audiovisual. Este conhecimento básico refere-se, principalmente, às estratégias estabelecidas por audiodescritores dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha, pioneiros no cumprimento da norma de acessibilidade, e Brasil, que já está criando suas próprias normas de audiodescrição. Essas estratégias, assim como estratégias tradutórias, podem ser resumidas em: percepção do #o quê# e #como# audiodescrever, preparação do roteiro da audiodescrição simultânea e pré-gravada para diferentes produtos audiovisuais, técnicas de uso de tempo, ensaio para gravação e técnicas vocais.

Programa: A parte teórica discutirá os seguintes tópicos:
- Apresentação
- Definição e tipos de audiodescrição
- Legislação
- Pesquisa e bibliografia na área
- Regras estrangeiras e brasileiras sobre e para audiodescrição
- Padrão de roteiro para cinema e TV (filmes, comerciais, novelas, etc, todos pré-gravados)
- Padrão de roteiro para teatro (peças e espetáculos de dança)

Na parte prática serão desenvolvidas as seguintes atividades:
- Uso de programa para marcação (timing) de entrada e saída da audiodescrição
- Produção de roteiros para clipes de filme, comercial, peça de teatro e espetáculo de dança
- Técnicas vocais para a locução da audiodescrição e revisão dos roteiros produzidos
- Apresentação e discussão dos roteiros produzidos (se possível, pessoas com deficiência visual serão convidadas para avaliar, junto com o grupo, os roteiros produzidos)
- Finalização do curso

Importante:Os participantes poderão trazer seus notebooks, caso os tenham, para trabalho em sala de aula.
Todos devem trazer um pendrive para copiar o material a a ser usado
Carga horária: 18.00Horas
Vagas: máximo: 30 alunos, mínimo: 20 alunos
Certificado/Critério de Aprovação: Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência.

Coordenação: Profa. Dra. Tinka Reichmann, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação: Prof. Dr. John Milton, da FFLCH/USP.
Ministrante(s): Profa. Dra. Eliana Paes Cardoso Franco, da UFBA.
Promoção: Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia, da FFLCH/USP.

PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Início: 11/10/2011 # Fim: 25/10/2011
Horário: Terça, Quarta e Quinta-feira, das 14h às 17h.
Local: Prédio de Letras. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Butantã - SP.
Detalhes: Dias 11, 18 e 25.10: sala 165, Dias 13, 19 e 20.10: sala 169

SORTEIO DE BOLSA
Inscrições: seg, 19/09/2011 às 09h # até qui, 22/09/2011 às 16h30
Data do resultado: sex, 23/09/2011 (O dia inteiro)

Público Alvo para Sorteio:
Comunidade USP e Terceira Idade: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

Detalhes:
" A Inscrição será apenas pela Internet.
" Veja as regras em BOLSAS E DESCONTOS

INVESTIMENTO
Valor:
- Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
- R$ 300,00: Interessados em geral.
- R$ 270,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
- R$ 150,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

Detalhes:
" O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
" Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
" Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
" O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

MATRÍCULA
Matrícula (enquanto houver vaga): seg, 26/09/2011 - sex, 07/10/2011

Detalhes:
" Matrícula presencial.

Procedimento
Matrícula Presencial
" Não é permitido matrícula por telefone e e-mail.
" Não é permitido reservar vaga (nem pessoalmente nem por telefone).
" Não é permitido matrícula fora do prazo. " É possível efetuar a matrícula pessoalmente ou mediante a apresentação de uma procuração simples, além de apresentar o(s) documento(s) (original ou cópia).
" A matrícula será feita por ordem de chegada. " No ato da matrícula apresentar documento pertinente ao "Público-Alvo" e "Pré-Requisito", além do(s) documento(s) abaixo relacionados.

----- DOCUMENTOS ----

Categoria Alunos USP " RG ou Carteirinha USP (preferencialmente); e, "Comprovante de matrícula atualizado.Categorias Funcionários, Docentes e Estagiários " RG, Carteirinha USP; "Holerite atualizado; " e, ou quando for o caso comprovante do Serviço de Pessoal. " Comprovante de escolaridade (quando o curso exigir).

Categoria Professor da rede pública atuante " RG; CPF; e, " Holerite atualizado ou documento que comprove ser atuante na rede pública;
"Comprovante de escolaridade (quando o curso exigir).

Categorias Público externo, terceira idade, alunos especiais e de especialização " CPF e RG (ou passaporte válido, ou RNE ou protocolo de RNE; " Comprovante de escolaridade (quando o curso exigir).

Desistência:

O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

----- Atendimento ----
Prédio de Administração da FFLCH/USP
Rua do Lago, 717 - sala 126
Cid. Universitária - Butantã
05508-080 - São Paulo - SP
Telefone 11 3091-4645
Segunda a Sexta das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30



Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs


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